domingo, 19 de setembro de 2010

ACADÊMICOS DA ALASI

ÁLBUM: BIOGRAFIA DOS ACADÊMICOS

Cadeira nº 1
Elaine Cristina Machado
Biografia: (Artes Cênicas - Teatro)
Nascida em Criciúma em 09 de março de 1973. Graduou-se em Pedagogia. Cursa Especialização em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva. É Instrutora de Hatha Yoga e Yogaterapia.Professora de Filosofia, Sociologia,Yoga e teatro. No campo das artes, desde 2005 atua como professora de teatro no Colégio Dom Orione, juntamente com seus alunos, participou de várias apresentações e dramatizações na cidade de Siderópolis e região e em  2009 e participou com 04 peças no VIII Festival de Teatro Amador de Içara. Desenvolve um trabalho com Teatro Terapia no CAPs de Siderópolis.

Cadeira nº 2
Nilso Dassi
Biografia: (Escritor/historiador)
Brasileiro de Rio Fiorita, (Nova Belluno - Siderópolis), nascido em 20/06/1952. Filho de Albino Dassi e Noêmia Rossa. Casado com Selma Tereza Leepkaln desde 1978, com quem teve 03 filhos: Gustavo, Eduardo e André. Técnico em Transações Imobiliárias no CEDUP e Licenciado e Bacharel em História pela UNESC. Integra a diretoria da ACICRI – Associação dos Corretores de Imóveis de Criciúma e Região como tesoureiro. Autor do livro Nova Belluno 1891- Siderópolis 1943, que foi lançado em julho de 2010. Muitos dos artigos registrados neste livro foram publicados em jornais e sites da região.

Cadeira nº 3
Maria Lurdete Daboita Bez Birolo

Biografia: (Escritora/poetisa)
Nasceu em Treviso no dia 04 de abril de 1954. Fez graduação e Especialização em Matemática. Exerceu o Magistério desde 1974, no Colégio Dom Orione, onde sempre atuou; Ingressou como professora de escola pública no Estado em 1989. Foi professora no Ensino Superior na UNESC por 10 anos na disciplina Prática de Ensino. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Colégio Dom Orione. Publicou o livro de poesias “Aprendi” em 2007 e é participante ativa do site"Recanto das Letras”. É devota de São Luiz Orione. Casada com Nivaldo Bez Birolo, Mãe do Junior e da Isis, sogra da Paula e vó do Lucas, Seu recente e mais belo presente.

Cadeira nº 4
Jair Cardoso
Biografia: (Músico)

Nasceu em Siderópolis em 29/03.  Funcionário Administrativo na Empresa ZTL. Músico Profissional atuante com voz e violão no Grupo Trem De Ferro, desde 1977. Participou de diversos Festivais de Música no Estado de SC. Idealizador do FEMPOS (Festival da Música Popular de Siderópolis) Membro do Conselho Municipal de Cultura. Atualmente faz Show com seu Grupo Musical, todas as sextas-feiras no BB Bowling de Criciúma e em eventos culturais pela cidade e região.  

Cadeira nº 8
Janine Salvaro
Biografia: (Escritora/ Artes Cênicas)
Nascida em 08/02/1985, na cidade de Criciúma, reside na Vila São Jorge. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UNISUL, cursando MBA em Gestão Empresarial. Atua no SENAC de Criciúma no setor de Relações como Mercado há seis anos. Também desenvolve atividades de Teatro Amador ligado a Pastoral da Juventude. Premiada no Concurso da Academia Criciumense de Letras, nos anos de 2007 e 2008. Segundo lugar nas categorias conto, crônica e poema, e, em 2007 segundo lugar na categoria conto.

Cadeira nº 9
Maria Pedrinha Feltrin Fernandes
Biografia: (Educadora/Italianidade)
Graduada em Biologia e Especialista em Biologia Geral.  Com 40 anos na área de educação, como professora. Foi Secretária de Educação e Secretária da Família/área Social. Foi Diretora Pedagógica do CEJA. É presidente do Círcolo Vicentino de Nova Veneza e Região. Casada com Antenor e tem 3 filhos: Rodrigo, Jaques e Alexandre e neto Mateus.

Cadeira nº 10
Rosilda Mara Rodrigues Moroso (Sissa)

Biografia: (Escritora)
Natural de Tubarão, reside em Siderópolis desde 1970. Filha de Hilda e José Valmor. Graduada em Pedagogia com Especialização em Psicopedagogia. Casada com  Ademir Moroso. Mãe de Luana e Júlia. Tem dois netos: Igor e Luiza. Professora e educadora desde 1990. Atualmente exerce a função de Assistente Técnico Pedagógico na Rede Estadual. Participou de diversas atividades culturais na cidade, foi secretária da primeira diretoria da Fundação Municipal de Cultura. Atuou no teatro amador na Pastoral da Juventude. Recebeu prêmios e méritos em Concursos Literários. Escreve crônicas para jornais, blogs e sites da região.

Cadeira nº 11
Irene Tibes Cancelier
Biografia: (Educadora)
Natural de Urussanga, Graduada em Estudos Sociais com Especialização em Geografia Econômica.  Casada, com Neri Cancelier, é mãe de Rossano, Karina, e Cristiano e avó de Clara e Alexia. Ingressou no Magistério Público Estadual em 1963, lecionando em vários Colégios e Escolas Básicas de Siderópolis e municípios vizinhos. Fez parte de várias associações religiosas e culturais do município e à 40 anos, faz parte da maior Organização de Serviço do Mundo, o Lions Clube de Siderópolis. Por três vezes participou do EMOBRESC declamando poesias, obtendo classificações.


Cadeira nº 12
Carmen Regina Remor Tramontin Périco
Biografia: (Artes Plástica)
Nascida em Rio Jordão Baixo (Spolis), filha de Antonio Tramontin e Miquelina Remor. Em 1975  casou-se com Ângelo Périco e tem  dois filhos, Grégory e Iuri. Graduou-se em Educação Artística Tem Especialização no Ensino da Arte.  Reside em Criciúma desde 1992, onde começou a praticar a sua arte pintando, de forma empírica e autodidata, tecidos, cerâmicas e gesso. Desde 2001 frequenta o Ateliê Assisi, onde aprimora as suas técnicas.  Participou de diversas exposições e mostras de pintura artística.

Cadeira nº 13
Ronaldo David
Biografia: (escritor)
Nascido em 04/11/1950 em Imbituba/SC. Foi professor Professor de História e Geografia por duas décadas, É músico (compositor). Escreve poesias, contos e crônicas. Venceu e foi destaque em vários festivais musicais, fazendo parte do HIGH TENSION DANGER, considerado o melhor grupo de rock do Estado nos anos 70 e depois do BELLUNO BLUES. Foi Diretor de Cultura de Cascavel, de Siderópolis e de Criciúma. Lançou 4 livros e faz pesquisa histórica sobre Belluno, Rio Fiorita e Treviso, em seu período inicial de colonização italiana. É membro da Academia de Letras de Criciúma desde 1998, da Academia Criciumense de Filosofia desde 2004  e em 2009 membro fundador das Academias de Letras e Artes de Içara e de Siderópolis.

Cadeira nº 14
Nalzoir Niotti
Biografia: (Italianidade)
Nasceu em 23/04/1951 em Siderópolis. Professor de Língua Italiana, formada pelo Centro de Cultura PR/SC. Professor destaque ano 2007. Medalha do Mérito de Siderópolis como radialista. Foi diretor do CEM e Diretor Cultural do município de 2001 a 2004. Pai de Jonathan, Giovani e Vitória






Cadeira nº 15 - Dilma Zuchinalli
Biografia:(Escritora/Artista Plástica)

Nasceu em Siderópolis, em 09/02/1952. Profissão: Professora. Em 2001 escreveu seu 1º livro de poesias “Absoluz” com  Ronaldo David. Nas artes plásticas produziu mais de 100 obras, em óleo sobre tela. Participou de várias exposições. Na poesia e nas artes plásticas, retrata o cotidiano, a figura humana e seu interior. Foi premiada em vários concursos estaduais e regionais de conto e poesias.
Cadeira nº 16
Roseli Terezinha Bernardo
Biografia: (Escritora/Historiadora)
Nasceu em Siderópolis, em 13 de julho. Graduação em História com Especialização em Historia Social e cultural. É professora da rede pública estadual. Desenvolveu trabalho num grupo de pesquisa da UNESC, num projeto de tinha como objetivo  estudar a região carbonífera. Das pesquisas resultou o livro Memória e Cultura do Carvão em SC”, publicado em 2004. Participou da escrita de mais dois livros: Aconteceu no século XX, momentos que movimentaram Criciúma, publicado em 2003 e  Circulando por lugares sagrados: Reconhecendo a memória religiosa de Criciúma, publicado em 2001,que se reportam a nossa região.

Cadeira nº 18 - Lenir Mateus Cesconeto
Biografia: (Escritora/Artista plástica)
Nasceu em Meleiro, em 17/05/1966. Graduada e Especialização em História. Professora da Rede Estadual desde 1990. Escritora de contos, crônicas e poemas. Faz pintura em óleo sobre tela com referência a artistas do renascimento principalmente madonas. Casada com Marcos Antonio, tem dois filhos Emmanuelle e Lorenzo.



Cadeira nº 19
Silvio Cesar Domingos
Biografia: (Escritor)
Natural de Criciúma e filho de José Antonio Domingos e Ceny Noronha . Professor graduado em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pela UNESC. Com cursos e experiência profissional nas áreas de Educação, Hospitalidade, Meio-Ambiente e Segurança Publica na Inglaterra, país onde morou por quase uma década. Pai de Mateusz Kazimierz Domingos, casado com a polonesa Katarzyna Magdalena Stozek. Atualmente é Editor do Jornal Daqui, periódico quinzenal dos municípios de Siderópolis e Treviso.

Cadeira nº 21 - Gisele Nascimento Marques
Biografia: (Artes Cênicas – Dança)
Nascida em 27/02/81no RJ. Cursa Educação Física na UNESC paralelamente a pós graduação em Dança Educacional. Atuou como bailarina na Companhia de Dança e Teatro “LIBERDADE” em São Paulo. Atua como professora e coreógrafa nas redes de ensino  nos municípios de Siderópolis  e Treviso. É proprietária da  empresa Núcleo Corporal Expressão, onde ministra aulas de dança. É coordenadora do grupo de dança “Afro Kalunga” e ministra oficinas da Cultura Afro Descendente para professores.  É fundadora e integrante do Movimento Sul Catarinense de Dança. Foi premiada em diversos festivais.

Cadeira nº 22
Mário Romão Pereira (Marinho)
Biografia: (Músico/compositor/carnavalesco)
Natural de São Paulo/ SP, Filho de Alcides Romão Pereira e Isabel Cebrian. Graduado  em Arquitetura e Urbanismo. Casado com Silvia Maria Dias, com quem teve os filhos: Thomas, Tobias e Thais é avô de Luane, Lais, Artur e Eduarda. Desenvolveu diversas atividades culturais como: músico autodidata, compositor e carnavalesco. Recebeu diversos prêmios em desfile de Escolas de Samba, como por exemplo na Imperatriz Bellunense de Siderópolis.
.

Cadeira nº 23 Maria da Graça Botelho Savi
Biografia: (Educadora)
Nasceu em Paulo Lopes, SC, em 23 de abril de 1948. Filha de Antonio Botelho e Jovita da Rosa, veio para Siderópolis em 1949. Formada em Educação Física pela UDESC e em Italiano pelo C.C.I. do Paraná. Fez Graduação e Especialização em Supervisão Escolar. Trabalha como educadora desde 1974, atualmente é Diretora Escolar. Em 2000 recebeu o “Prêmio Escola Referência” enquanto diretora da E.E.B. Dep Silvio Ferraro, o trabalho está publicado. Casada com Zelindo Savi, tem 03 filhos: Andréia, Fábio e Igor e tem os netos Bruno e Gabriel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIII Concurso Literário 2017

1-A  Academia de Letras e Artes de Siderópolis (ALASI), por meio de seus acadêmicos promove o VIII Concurso de Poemas, Contos e...